terça-feira, 20 de novembro de 2012

Utilidade Pública: A Cerveja, a Moral e os Bons Costumes (Por LUA)


Em minha última postagem (http://www.cervejasetal.blogspot.com.br/2012/11/utilidade-publica-cervejas-em.html) mencionei uma cerveja incrível, praticamente encantada,  feita com água sem poluente algum, congelada há mais de dois mil anos atrás. Na ocasião conversei com algumas amigas e decidimos partir, mala e cuia, rumo à Dinamarca, onde já foram consumidos mais de 70 mil litros desse líquido precioso.

Ingenuidade da nossa parte, Dinamarca é para amadores, o lance agora é ir para Austría. Lá tem um delicioso apfestrudel e bichinhos bonitinhos como texugo, cabra da montanha, a garça real púrpura e, o que eu achei mais legal, camurça, que é um capríneo e não apenas um tecido bonitinho pra fazer bolsas, casacos e sapatos.
 
Essa é a camurça:
 
 

Além de tudo isso, a Austría é o berço de caras bem inteligentes, como Mozart, Strauss, Freud e Kafka. Mas inteligente mesmo é um austríaco maluco, que deixou esses caras todos no chinelo quando inaugurou um hotel chamado Starkenber Beer Myth.

Tenho certeza que, mesmo que você não fale nada em inglês, entendeu a palavrinha do meio, e é isso mesmo que você está pensando. Trata-se um resort austríaco, em torno do castelo medieval de Starkenberger na região do Tirol da Áustria que oferece aos hóspedes a oportunidade de nadar em uma piscina com 42.000 litros de cerveja GELADA.


Se estávamos achando que íamos nos dar bem na Dinamarca porque lá a população já consumiu mais de 70 mil litros de cerveja, mesmo que seja uma cerveja toda cheia de frescura, imagine agora você, sozinho (ou muito bem acompanhado) dentro de uma piscina com 42 mil litros de cerveja. Não quero saber se tem ouro, renda ou lantejoula na cerveja, eu quero mesmo é beber. Beber, nadar e ainda limpar a pele, cicatrizar feridas e combater várias doenças. Bom, pelo menos é o que está na propagando no tal Resort. Independente de sairmos ou não de lá com a pele limpinha, sairemos bêbados, com certeza. São sete piscinas com 42 mil cada uma, somando 294 mil litros de cerveja.

Nessas piscinas você paga cerca de 135 euros (aproximadamente R$ 343,00) e pode “nadar” por duas horas. Aí vem o proprietário e me diz, na cara-de-pau, a ponto de levar uma voadora na cara, que a cada sessão dessas de duas horas, a cerveja da piscina é trocada. Veja bem, o dia tem 24 horas. Se a piscina funcionar  apenas 12 horas por dia, pra jogar baixo, são 6 sessões vezes 7 piscinas.

6 sessões de 42.000 litros cada uma = 252.000 litros

252.000 litros x 7 piscinas – 1.764.000 litros de cerveja desperdiçados.

Vou escrever por extenso para dar um toque dramático: Um milhão, setecentos e sessenta e quatro mil litros de cerveja desperdiçados por dia. Nem vou multiplicar por 365 dias pra não morrer de ataque cardíaco agora mesmo.

Desde pequena, aluna de colégio católico que fui, aprendi que desperdício é pecado. Não sou muito chegada nesse lance de pecado (curto apenas a luxúria, a preguiça e a gula) então digo: NÃO AO DESPERDÍCIO.
 
 

Lembram-se que no texto sobre a tal cerveja de Ice Berg eu defendia a natureza, falava do aquecimento global e tudo? Mesma coisa agora. Só que em vez de defender a natureza vamos defender  os padrões de conduta da nossa sociedade, dita civilizada, desenvolvidos com o intuito de podermos viver com um mínimo de civilidade (que merda é essa?). Então em nome desses padrões, constituídos pela moral e bons costumes, bora lá, rumo à Austría, dar um basta nesse desperdício. Alguém tem que beber a cerveja desprezada e eu, altruísta que sou, gosto de me sacrificar em prol de causas nobres. Me sacrifico em nome da moral e dos bons costumes!!

E você aí? Vai ver isso tudo e ficar de braços cruzados? Um milhão e caralhada de litros de cerveja é demais até pra mim, ajuda aí!!! Simbora pra Austría!!

 

2 comentários:

  1. Linda Lua, sou seu fã demais. Inteligente demais. me faz rir muito. Devia mesmo ter uma coluna em um jornal e uma revista como disseram em outra postagem sua

    ResponderExcluir