segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UTILIDADE PÚBLICA - Como gelar a cerveja em 3 minutos (Por LUA)

Como gelar a cerveja em 3 minutos



Showzinhos, festinhas, reuniões, noite do poker, barzinhos... sou uma boêmia assumida. Bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo. Poucas coisas me agradam mais que uma cerveja que nem precisa estar tão gelada.



Essa história de cerveja estupidamente gelada é um conceito criado pelas macro-cervejarias que não contam para ninguém que temperaturas muito baixas provocam uma inibição dos receptores de sabor que existem na língua, fazendo com que o consumidor não distinga um bom produto de um produto de qualidade duvidosa.

Conveniente e inteligente, porque essas empresas se aproveitam do nosso clima tropical ( tá um frio do caralho hoje!) para basear seus produtos em determinados aspectos que não o sabor ou a qualidade.

Teoricamente, então, deveríamos empurrar goela abaixo cerveja quente, para ficarmos putos a ponto de nos unirmos (cervejeiros de todo o Brasil) para exigir nosso direito de tomar uma cerveja de qualidade e sabor requintado. Podemos também fazer um boicote às empresas de cerveja. Não colocaremos uma gota de cerveja em nossa boca até nossas exigências serem atendidas.

Ah, tá!! Tá bom que vamos fazer jejum de cerveja. Eu pelo menos não vou. Não sou tão engajada assim e se fui um dia, agora não quero mais ser. Então o que nos resta é tocarmos o foda-se e beber cerveja gelada até nossos receptores de sabor da língua ficarem tão inibidos que nada mais vai lhes restar a não ser vestir a roupa e se mandar pra bem longe. De preferência para a língua de algum gringo que more na groelândia e só tome cerveja de água de ice-berg (já explicado em outra matéria que pode ser lida no link: http://cervejasetal.blogspot.com.br/2012/11/utilidade-publica-cervejas-em.html

Enquanto isso, no Brasil, a gente vai tomando cerveja vagabunda mesmo e ficando muito feliz por isso. E quanto mais gelada melhor. Para isso a gente só precisa de ciência, 3 minutos e os ingredientes abaixo:

  • - Recipiente (balde, bacia ou de preferência uma caixa de isopor)
  • - Um saco de gelo
  • - Álcool líquido
  • - Sal


  • O sal se dissolve facilmente na água e reduz seu ponto de congelamento. Pura, a água congela a cerca de 0 ºC. Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo. Além disso, o sal dissolvido provoca uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não.

    ATENÇÃO: De olho no relógio: o alumínio é bom condutor de calor, e 3 minutos são suficientes para que as latinhas mergulhadas encontrem o equilíbrio térmico. Como a temperatura fica abaixo de zero, após alguns minutos, a bebida vai estar tão gelada que não vai dar para sentir o gosto e periga congelar.

    O procedimento é muito simples:
     
    Passo 1
    Coloque as latinhas de cerveja no recipiente. 
    Passo 2
    Espalhe o gelo em cima (e em baixo) das latinhas. Faz assim: coloca uma camada de gelo, uma da latinha, outra de gelo, outra de latinha. Deixa espaço pro gelo se acumular entre as latas, vai acelerar o processo.
     
    Passo 3
    Pegue um pouco de sal (um copinho +-, varia de acordo com o tanto de cerveja) e larga por cima da cerveja.

    A essa altura do campeonato sempre aparece um chato pra reclamar do gosto de sal da latinha. Manda ele pra putaquiuspariu. A solução pra isso é fácíl: é só não beber porra nenhuma. Cervejeiro que é cervejeiro só quer saber se a cerveja está  gelada.
     
    Passo 4
    Pega o álcool e vira por cima de tudo. Um litro, dois, quanto você achar conveniente. Retire os fumantes do local para que a cerveja não corra nenhum tipo de risco.
     
    Passo 5
    Misture e aguarde um pouco. Se possível tampe o lugar onde estão as cervejas. Se ele for térmico melhor, claro.
    O gelo vai derreter muito mais rápido do que normalmente, mas em questão de alguns minutos a cerveja vai estar muito gelada. Estupidamente gelada!!!!

     

    Editora Globo
     

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário