quarta-feira, 18 de julho de 2012

Torta salgada sem glútem (Por Thaís Azenha)


Receita retirada do blog (cozinha-sem-gluten.blogspot.com.br)

Ingredientes:
Massa
1 pote de iogurte natural light
2 ovos
1 copo de leite desnatado
1 colherinha de café de sal
2 CS de sementes  de chia
1 copo de farinha de arroz
1 copo de polvilho doce
1/2 copo de óleo
1 CS de fermento químico em pó
cebola a gosto

Recheio:
1 maço de espinafre cozido picadinho
2 cenouras (cruas) ralada em tirinhas finas
pimentão vermelho e amarelo a gosto, cortado em tiras finas
azeitonas verdes a gosto (opcional)
pimenta biquinho a gosto (opcional)
Misture tudo e reserve.

Modo de fazer:
Liquidificar todos os ingredientes, menos o fermento que será
misturado por último sem bater. Fica uma massa bem líquida.
Colocar metade da massa no fundo de um prato refratário,
pincelado com óleo. Distribuir o recheio e cobrir com o restante
da massa.
Levar ao forno 180ºC até dourar. Uns 20 a 25 min. dependendo do forno.
Retire e está pronta para servir!
É deliciosa quente ou fria.

*CS = colher de sopa

A Intolerância e alergia ao glútem - Doença celíaca

A doença celíaca é uma intolerância  permanente ao  glúten, uma proteína encontrada no  trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos aos vilos que revestem a parede do intestino delgado.
 
A doença celíaca é considerada uma desordem autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo.Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta.

Sintomas

A doença celíaca  pode não apresentar nenhum sintoma.
Quando existem os sintomas intestinais incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme.

Tratamento

O tratamento consiste em evitar por toda a vida  alimentos que contenham glúten (tais como pães,cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia e cevada).  Medicamentos e outros produtos também podem conter glúten. Assim que o glúten é removido da dieta, a cura costuma ser total. Apesar da dieta sem glúten parecer extremamente difícil a princípio, algumas famílias tem tido muito sucesso com ela. É possível substituir as farinhas proibidas por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz,  farinha de araruta ou  fubá. Nutricionistas e grupos de apoio podem ajudar as famílias a se ajustar a essa dieta radical.

Atenção

Além dos alérgicos existem pessoas que são hipersensíveis ou intolerantes ao glúten, elas não têm doença celíaca, nem respostas auto-imunes, mas o seu corpo tem dificuldade em quebrar o glúten e isso afeta a função normal do organismo, podendo causar desconfortos como distensão abdominal, prisão de ventre, artrite, prurido, dermatite, acne, enxaqueca, além de alterações de humor, ansiedade, depressão e síndrome do pânico. 
 Pesquisas mostram que essa hipersensibilidade pode estar relacionada à grande quantidade e a freqüência com que ingerimos alimentos com glúten. Os pães, biscoitos, macarrão acabam sendo ingeridos diariamente e mais de uma vez ao dia. Sem contar alimentos como requeijão, iogurtes, chocolates que também tem glúten na composição.
 Também pode ser agravada por altos níveis de cortisol, um hormônio liberado em maiores quantidades em situação de estresse.


Dicas para substituir alimentos com glúten

  - No café da manhã troque o pão por tapioca, cuscuz de milho, mandioca. Existem pães sem glúten, torradas e biscoitos sem glúten.
 - Nos lanches as frutas e iogurtes podem ser acompanhados de granolas sem glúten, barras de cereal sem gluten, frutas secas e cookies sem glúten.
 - No almoço e jantar o macarrão pode ser feito de arroz, milho ou quinoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário