quarta-feira, 30 de maio de 2012

SARDINHAS NA PANELA DE PRESSÃO (Indicada por Kleber Augusto, ficha técnica Thaís Azenha)


Rendimento aprox. 8 porções de 200g – 503,21Kcal

Servido com arroz cozido (60g) – 601,61 kcal
Servido com torradas (18g – 2 torradas) – 530,73 kcal




Modo de Preparo.
Temperar as sardinhas com limão e sal.
Arrumar em camadas finas na panela de pressão: tomate, cebola, alho, salsa, pimentão e sardinha, até terminar todos os ingredientes.
Por último, derramar o azeite.
Fechar a panela e acender o fogo.
Quando começar a apitar, abaixar o fogo e desligar após 10 minutos.
Abrir a panela só depois que sair toda a pressão.
Pode ser servido quente com arroz.
Pode ser servido frio com torradas e pão.


Benefícios do prato

Alho e cebola: contêm organosulfurados, que são antioxidantes e ajudam a manter a saúde do coração por prevenir a formação de placas de gordura.
Azeite: de preferência extravirgem, adicionado no peixe logo antes de servir (para não alterar suas propriedades). O óleo contém gorduras insaturadas, que ajudam a manter os níveis de colesterol adequados.
Tomates: procolágenos que atuam em defesa dos raios ultravioletas do sol são encontrados em grande concentração quando o tomate é cozido, e também o Licopeno conhecido por seus benefícios contra o câncer de próstata, perturbações digestivas, gota, prisão de ventre e infecções bacterianas.
Sardinha  Tem sido comprovado em estudos atuais que o consumo de alimentos como a sardinha previne alguns tipos de doenças cardiovasculares, por conter uma elevada quantidade de ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3 (gordura poli-insaturada) na sua composição nutricional. Salienta-se que o teor lipídico da sardinha varia ao longo do ano.
O efeito benéfico no que se refere às doenças cardiovasculares proporcionado pelo consumo deste alimento advêm da:
Diminuição dos triglicerídeos e colesterol total no sangue;
Diminuição do colesterol LDL e aumento do colesterol HDL;
Redução da pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve;
Alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluído.
A sardinha apresenta ainda uma excelente fonte de proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.
Uma vantagem para o consumo deste alimento é o seu preço, sendo um alimento de elevada qualidade nutricional e com baixo custo. Além disso as sardinhas possuem grande quantidade cálcio e, cozidas dessa forma, é possível consumir também as espinhas, cartilagem que concentra muito cálcio.
DICA:
 Ao comprar sardinhas procure sempre observar se a carne está firme e se os olhos estão claros e brilhantes. Assim que chegar em casa enxágüe as sardinhas e cubra-as com papel absorvente umedecido. Guarde-as na parte mais fria do refrigerador. Recomenda-se comer ‘peixes oleosos’ pelo menos duas vezes por semana para se obter um suplemento constante destes nutrientes essenciais. 
Fonte de pesquisa: Nutrição em Pauta
Indicada por Kleber Augusto
Ficha técnica e informações nutricionais por Thaís Azenha

Um comentário: